Estação Libertar *****

This is a blog created to discuss urban aspects of urban life oftenly overlooked by common viewers and specialized media, bringing the outskirts to the center of our concern, at least.

Monday, July 24, 2006

O enigma de Dunga

Contrariando as expectativas, Dunga foi anunciado hoje como o novo técnico do escrete canarinho. Será a primeira experiência como treinador deste gaúcho de Ijuí, de 42 anos. Beckenbauer nunca havia sido treinador e foi vice em 86 e campeão em 90. Klinsmann também não e foi 3º em 2006. Falcão, por outro lado, não foi bem e caiu bem antes de chegar ao mundial.
Dunga começou sua carreira em 1981, no Internacional de Porto Alegre, nas categorias de base. Foi campeão mundial junior em 1983. Passou por Corinthians, Santos, Vasco, Pisa, Fiorentina, Pescara, Stuttgart Jubilo Iwata e pendurou as chuteiras onde começou, no Inter, em 1999.
Dunga sempre foi líder por onde passou. Em 90, liderou o mais medíocre dos selecionados brasileiros (ao menos até o advento do fracasso de 2006), sob o comando do incompetente Lazaroni. A derrota para a Argentina na Itália marcou toda uma geração, que foi açoitada pela torcida e pela imprensa e que ficou negativamente marcada como a "Era Dunga", o sepulcro do futebol arte.
Mas Dunga, bravo guerreiro, não se deixou abater pelas críticas. Deu a volta por cima e foi campeão em 94, com Barreira. Jogando feio, o Brasil foi campeão na loteria dos pênaltis e Dunga, uma vez mais, foi o símbolo, desta feita da conquista do título após 24 anos de jejum. Como capitão do time, ergueu o caneco e fez questão de xingar os jornalistas brasileiros que se encontravam nas proximidades, em retaliação às críticas recebidas no passado. Era o acerto de contas do capitão com a sua história e o seu passado.
Mas Dunga ainda teve forças para disputar mais uma copa, a de 98. Em um dos treinos preparatórios, passou uma descompostura em Zagalo, que queria encerrar prematuramente o coletivo para que os jogadores pudessem participar de um evento de marketing da Nike, fornecedora do material esportivo usado pela seleção. Dunga queria treinar, mas o compromisso comercial era mais importante. Resultado: perdemos a copa. Dunga não era bem visto por parte do grupo que não suportava seu estilo agressivo. Ele chegou mesmo a agredir bebeto com uma cabeçada durante a partida contra Marrocos, ainda na primeira fase. Ao contrário de outros (daquele tempo e dos atuais também), foi humilde na derrota. "Jogamos apenas o suficiente para ser vice-campeões", declarou após a derrota por 3X0 contra a França.
Surge agora como esperança, como antídoto contra a apatia e a falta de vibração gagalo-barreiresca.
O diabo é que o homem que apresentou Dunga como novo técnico (e que aparece ao seu lado na foto acima) é o mesmo que comanda a CBF desde Lazaroni. É o mesmo que impôs o espírito gagalo-barreirista nas copas de 94, 98 e 2006 (Felipão 2002 foi um acidente de percurso, uma exceção que confirma a regra geral). É o mesmo que assinou com a Nike e vendeu nossa seleção para os interesses comerciais da propaganda e marketing. É o mesmo que se omitiu durante toda a campanha na Alemanha e que não foi capaz de sequer esboçar uma tentativa de explicação do vexame. É o mesmo que contribuiu para a draga em que se encontram os clubes nacionais (apesar da riqueza dos cartolas). Ricardo Teixeira, hoje, é um homem que vive nas sombras. Levou junto a alegria do futebol brasileiro. Vivemos o círculo vicioso do futebol mal jogado, de clubes falidos, de campeonatos deficitários e de dirigentes muito bem sucedidos (a começar por ele mesmo). Teixeira criou o eixo do mal do jogo defensivo, da covardia tática, da desorganização planejada.
Conseguirá Dunga exorcizar o Darth Vader da bola que impede o surgimento da magia brazuca? Ou será ele tragado pela treva eterna da "Era Ricardo Teixeira"? Ou renasce o (bom) futebol brasileiro ou Dunga será sepultado como técnico antes mesmo de nascer.
A ver.

1 Comments:

At 12:07 PM, Blogger AianaErnana said...

Cris, sua crítica e seu sarcasmo são deliciosamente articulados de forma sincera, intelegente e peculiar. Fico na torcida para que seu blog chegue feito um SPAm nos computadores de toda classe futebolística. Parabéns! Fabá

 

Post a Comment

<< Home