Estação Libertar *****

This is a blog created to discuss urban aspects of urban life oftenly overlooked by common viewers and specialized media, bringing the outskirts to the center of our concern, at least.

Sunday, September 10, 2006

Ainda há lugar pra nós no Mundo Livre

O MLSA continua cheio de Groove. No final de semana do feriadão, a Free World SA band sacudiu a Choperia do Sesc Pompéia. Além das músicas dos 5 álbuns anteriores, Fred Zeroquatro e seus mangue boys apresentaram músicas do novo disco, "Bebadogroove vol. 1 garagesambatransmachine". Muito suíngue, retórica afiada, apreço pela experimentação, o Mundo Livre faz da música o instrumento para a contra hegemonia militante. Foi assim desde Samba esquema noise (1994, o melhor de todos), passando por Guentando a ôia (1996, excelente!), Carnaval na obra 1998 e Por pouco 2000 (ambos bons) e o outro mundo de Manuela Rosário (2003, muito bom). Agora com Bebadogroove vol. 1, a banda de Jaboatão dos Guararapes se mostra no auge da forma, e também do reconhecimento: o MLSA é hoje referência planetária de boa música pop brasileira. O MLSA ficou tão pop que recebeu a Medalha de Ordem ao Mérito Cultural do Presidente Lula e do Ministro Gil. Do caos à lama, da lama ao caos.
Em resumo, o show em Sampa foi de gala, terra em transe por aproximadamente 1h30, deixando todo mundo com a cabeça cheia de idéias. O único senão foi a fila morosa pra entrar. Perdi as duas primeiras músicas. Tremenda fuleragem... Na hora do bis, a banda não atendeu aos desesperados apelos da platéia, que implorava por Pastilhas Coloridas. E não tocou também Saldo de Aratu, a mais bela e divina composição do MLSA. Em compensação, incendiou a massa com Samba Esquema Noise e Seu suor é o melhor de você, além, é claro, da classica Free World.
Os caranguejos com cérebro mostraram que têm lugar cativo no mundo livre: eles fazem música que abre as portas da percepção e forma (e conforma) opiniões. A parabólica do mangue continua a desafiar Roma, disseminando a contra-informação. Salve Zeroquatro. Salve!

1 Comments:

At 10:03 AM, Anonymous Anonymous said...

Bat,

acho q você deveria se informar de tudo para escrever de tudo com tanto sabor quanto esta crônica.

Tá linda.

Um beijo,

Carlota Polar

 

Post a Comment

<< Home